Artista

Paulistana, formada em Artes Plásticas pela FAAP com Pós Graduação em História, Rosa Pinczowski redescobre a cerâmica na década de 90 depois de anos se dedicando ao desenho, a gravura em metal e a carreira acadêmica.

Seduzida pela criação desenvolve peças com desenhos únicos, baseados em suas referências em gravura, após anos de aprendizado pelas mãos de mestres como Evandro Carlos Jardim, Amélia Toledo, Ubirajara Ribeiro, Carlos Fajardo e Regina Silveira.

Na troca de suporte, do papel para a cerâmica, abre o Estúdio RosaPinc para se dedicar as inúmeras possibilidades que este material oferece. A principal característica de seu trabalho é usar uma linguagem contemporânea aliada ao trabalho artesanal, com desenhos originais que quase nunca se repetem, criando peças únicas e exclusivas.

Cada peça é torneada e gravada a mão, uma a uma e queimada em alta temperatura.

Seu trabalho alcançou o mundo, através de exposições na Europa, Estados Unidos e é reconhecido por grandes nomes do design e arquitetura, estando presente em muitos projetos do arquiteto Arthur Casas (como o restaurante KAÁ, vencedor do 2010 Wallpaper Design Award como o restaurante mais bonito do mundo), loja Natura em Paris, Shopping Cidade Jardim, entre outros.

Rosa também desenvolve projetos especiais de peças exclusivas com parceiros como os pratos do restaurante Dalva & Dito do chef Alex Atala, luminárias para a loja Dominici, mesas para Decamerom, Girona Design, entre outras.

Leia a entrevista dada por RosaPinc para a jornalista britânica Brigitte Istim. (pdf)